ESTÁGIO

Academia da Força Aérea dá início ao Estágio de Adaptação Militar 2025

Novos estagiários foram recebidos em Pirassununga e iniciaram a jornada de formação no Corpo de Cadetes da Aeronáutica
Publicada em: 24/01/2025 11:24
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Chayanne
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Mônica Lopes

EAM 2025No dia 12/01, a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), recepcionou 30 estagiários aprovados no Exame de Admissão à AFA, vindos do meio civil, para as áreas de formação em Aviação, Intendência e Infantaria da Aeronáutica.

Os jovens chegaram à Academia munidos da documentação e dos materiais necessários para iniciar o Estágio de Adaptação Militar 2025 (EAM). Concluído esse período, no dia 26/01, eles se integrarão aos 112 estagiários provenientes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), formando a nova turma do Primeiro Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), totalizando 142 cadetes, sendo 108 Aviadores, 21 Intendentes e 12 Infantes.

Durante a palestra de recepção aos pais, o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, destacou a importância do momento e parabenizou os familiares pela conquista dos estagiários. “Bem-vindos à AFA e à FAB. É um privilégio recebê-los e conversar com os senhores neste momento em que confiam seus filhos à Força Aérea para o início de uma brilhante jornada”, afirmou.

O Comandante da AFA também compartilhou sua experiência pessoal e buscou tranquilizar os pais. “Para aqueles que não têm familiaridade com o ambiente militar, assim como um dia cheguei à FAB, asseguro que seus filhos encontrarão felicidade nesse processo e na Academia. A partir de hoje, eles também fazem parte desta grande família, formada pelos companheiros de turma e irmãos de farda”, completou.

O sentimento foi reforçado pelo Comandante do CCAer, Coronel Aviador José de Almeida Pimentel Neto. “Ao olhar para os senhores, recordo-me de quando o Cadete Pimentel chegou aqui. Costumamos dizer que, quem faz o que gosta não trabalha, pois faz o que ama. Para o militar, é assim: amamos o que fazemos. Podem ter certeza de que toda a equipe do Corpo de Cadetes e da Academia se empenha em transformar o sonho desses jovens em realidade, formando oficiais com o padrão de excelência da Força Aérea Brasileira”, ressaltou.

O Comandante do Primeiro Esquadrão do CCAer, Major Aviador Marcelo Bandeira Goulart, complementou enfatizando a importância do suporte familiar no processo de formação. Ele explicou que o desenvolvimento do cadete está sustentado por três pilares: a Academia, o esforço individual e a dedicação de cada um, além do apoio da família. “Estamos todos a bordo da mesma aeronave rumo à formação de oficiais de excelência. O apoio dos senhores é crucial para dar o suporte necessário a essa jornada”, declarou. 

Na despedida, a senhora Carla Cristina Alves Costa, mãe do estagiário Caio Costa Miranda, expressou, emocionada, seus sentimentos ao ver o filho iniciar essa nova etapa. “É um misto de sentimentos, a saudade por deixá-lo tão longe e o orgulho que não cabe no peito por vê-lo realizar seu sonho”, disse. 

Fotos: AFA

imagens/original/48422/SFT_2462.jpg
imagens/original/48422/SFT_2464.jpg
imagens/original/48422/SFT_2469.jpg
imagens/original/48422/SFT_2472.jpg
imagens/original/48422/SFT_2475.jpg
imagens/original/48422/SFT_2485.jpg
imagens/original/48422/SFT_2492.jpg
imagens/original/48422/SFT_2496.jpg